quinta-feira, 20 de junho de 2013

Metabolismo nitrogenado

VISÃO GERAL

     Ao contrário do que ocorre com as gorduras e os carboidratos, os aminoácidos não são armazenados pelo organismo, isto é, não há proteínas cuja função seja manter um suprimento de aminoácidos para utilização posterior. Assim os aminoácidos devem ser obtidos da dieta, sintetizados de novo ou produzidos pela degradação protéica normal. Quaisquer aminoácidos em excesso em relação às necessidades boissintéticas da célula são rapidamente degradados.
     A primeira fase do catabolismo envolve a remoção dos grupos -amino (em geral por transaminação e subsequente desaminação oxidativa), formando amônia e o -cetoácidocorrespondente – os “esqueletos catbonados” dos aminoácidos. Parte da amônia livre é secretada na urina, mais a maior parte é utilizada na síntese de ureia – quantitativamente a via mais importante para o descarte do nitrogênio do organismo.

     Na segunda fase do catabolismo dos aminoácidos, os esqueletos carbonadosdos -cetoácidos são convertidos em intermediários comuns das vias metabólicas produtoras de energia. Esses compostos podem ser metabolizados a CO2 e H2O, glicose, ácidos graxos ou corpos cetônicos pelas vias centrais do metabolismo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário