quinta-feira, 20 de junho de 2013

Metabolismo dos ácidos graxos

     Grande parte dos ácidos graxos usados pelo organismo é suprida pela dieta. Quantidades excedentes de proteínas, carboidratos e outras moléculas podem ser convertidas em ácidos graxos, que são armazenados como triacilgliceróis. A síntese de ácidos graxos ocorre principalmente no fígado. O processo incorpora carbonos da acetil-CoA na cadeia de ácido graxo em crescimento, usando ATP e NADPH.
1- A produção de acetil-CoA
     A primeira etapa da síntese de ácido graxo é a transferência de unidades de acetato para o citosol, a Partir da acetil-CoA mitocondrial. A coenzima A, não pode atravessar a membrana mitocondrial. Somente a porção acetila pode ser transportada para o citosol. Isso acontece na forma de citrato (oxalato + acetil-CoA). Na matriz mitocondrial ocorre a clivagem do citrato pela ATP-citrato-liase, que o converte em oxalato e acetil-CoA novamente.  
2- Formação de malonil-CoA a partir da carboxilação de acetil-CoA
     A energia para as condensações carbono-carbono na síntese de ácidos graxos é suprida pelo processo de carboxilação e descarboxilação dos grupos acetilas no sitosol. A carboxilação de acetil-CoA para formar malonil-CoA é catalisada pela acetil-CoA carboxilase e requer HCO3- e ATP.
3- Ácido graxo-sintetase
     Nesta terceira etapa ocorre um conjunto de sete reações comandadas pela enzima multifuncional Ácido graxo-sintetase. O resultado dessas reações é a produção de um composto com quatro carbonos (buritil). Esse ciclo de reação é repetido mais cinco vezes, cada vez incorporando uma unidade de dois carbonos. Quando ácido graxo atinge o comprimento de 16 carbonos, o processo de síntese é terminado com o palmitoil-S-ACP.

          



Nenhum comentário:

Postar um comentário