quinta-feira, 6 de junho de 2013

Carboidratos

     Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes na natureza. Exercem diferentes funções no organismo, como por exemplo o fornecimento e armazenamento de uma boa parte da energia utilizada pelos seres vivos, bem como participação na estrutura da membrana celular, favorecendo algumas formas de comunicação entre o interior da célula e seu meio externo. Eles também atuam como componentes estruturais de alguns seres, por exemplo: compõem a parede celular de algumas bactérias, o exoesqueleto de muitos insetos e as fibras de celulose das plantas.
     Os monossacarídeos, também conhecidos como açucares simples, são classificados de acordo com o número de átomos de carbono que possuem.

3 carbonos: trioses
4 carbonos: tetroses
5 carbonos: pentoses
6 carbonos: hexoses
7 carbonos: heptoses


     Os monossacarídeos podem se unir através de ligações glicosídicas, formando estruturas maiores. Os dissacarídeos são carboidratos formados pela união de dois monossacarídeos, os oligossacarídeos podem conter de 3 a 10 monossacarídeos em suas estruturas e os polissacarídeos contêm mais de 10 unidades, podendo chegar a centenas de monossacarídeos.
    
DISSACARÍDEOS IMPORTANTES
Lactose (galactose + glicose)
Sacarose (frutose + glicose)
Maltose (glicose + glicose)
POLISSACARÍDEOS IMPORTANTES
Glicogênio (proveniente de fontes animais)
Amido (fontes vegetais)
Celulose (fontes vegetais)
Obs: todos são polímeros de glicose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário