quinta-feira, 23 de maio de 2013

Proteínas



     As proteínas são substâncias formadas por enormes moléculas que apresentam uma estrutura complexa e que realizam importantes atividades no funcionamento, organização, crescimento, conservação, reconstrução e reprodução dos organismos. São sempre constituídos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Configuram o grupo das macromoléculas, juntamente com lipídios, ácidos nucléicos e polissacarídeos.
     Quando uma molécula proteica é hidrolisada, ou seja, “quebrada” em unidades menores, há a liberação de um grande número de aminoácidos, que são as unidades estruturais (monômeros) de todas as proteínas. A sequência dos aminoácidos ao longo da cadeia proteica constitui a estrutura primária da proteína. Se essa sequência for alterada de alguma maneira, teremos uma nova proteína, com propriedades diferentes da primeira.
     As cadeias polipeptídicas descrevem uma trajetória helicoidal no espaço conhecida como alfa hélice e constitui a estrutura secundária da proteína. A longa cadeia helicoidal liga-se em ponto distantes uns dos outros, dando origem a uma forma de novelo emaranhado, caracterizando a estrutura terciária. Muitas vezes 2 ou mais desses novelos se associam, formando uma molécula maior, chamada de estrutura quaternária.
     Existem proteínas simples e complexas. As simples  são formadas apenas por encadeamentos de aminoácidos, nas complexas podemos encontrar, além das cadeias polipeptídicas, um radical não-proteico conferindo-lhe alguma propriedade especial. Neste caso se encontram as glicoproteínas, as lipoproteínas, as cromoproteínas e as nucleoproteínas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário