terça-feira, 29 de abril de 2014

Resenha Crítica: "Pro Dia Nascer Feliz"

   Quando nos defrontamos com o tema educação, mais especificamente educação brasileira, tomamos de ímpeto a postura de julgadores e/ou de vítimas de um sistema educacional falho. Sem dúvida podemos culpar as esferas superiores, que negligenciam a importância da educação. Também temos o direito de nos pormos como vítimas, já que desde muito cedo somos “empurrados” por uma junta de colaboradores muitas vezes inertes (escola, família, comunidade), que por sua vez já foram contaminados por uma acomodação cultural.
   Vários exemplos de descuido com a educação são citados no documentário “Pro Dia Nascer Feliz”. Escolas com infraestruturas precárias; crianças que saem do ensino fundamental sem as habilidades necessárias para enfrentar o ensino médio, aumentando assim a evasão escolar nesse período; situações conflitantes entre alunos e professores; proximidade de crianças e jovens com a criminalidade e o mundo das drogas; professores descapacitados; famílias mal estruturadas. Em contraponto nos deparamos com escolas modelo, que apresentam um corpo docente motivado, boa infraestrutura, nível educacional elevado, alunos interessados e que realmente assumem o ofício de aprender. Infelizmente esse tipo de escola no Brasil ainda não é maioria.
   “Pro dia nascer feliz”, nos proporciona uma visão múltipla da origem do problema educacional brasileiro. Não existe um só culpado, muito menos uma só vítima. Somos ambos. O professor acomoda-se por ver o desinteresse do aluno, ou por não ser bem remunerado. O aluno não ver perspectiva alguma na educação, pois sua família e comunidade refletem essa visão. E é desta forma desajustada que boa parte das escolas brasileiras caminha, rumo a um futuro não muito promissor.

   Como já citado, a origem do problema é múltipla, então a solução também é. Governo, escola, comunidade, família e o próprio discente deve ter plena consciência de suas responsabilidades para com a educação, pois nesta esfera, tratamos não só de interesses individuais, mas também do futuro de uma nação inteira.


Documentário: Pro Dia Nascer Feliz. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário