quinta-feira, 17 de abril de 2014

Gestão Educacional

     O desenvolvimento de um ensino significativo, interdisciplinar e de qualidade é um dos pré-requisitos para se atingir a formação de indivíduos críticos e participativos. Para tanto, os diferentes setores educacionais devem trabalhar de forma colaborativa, engajados em objetivos comuns, e não de forma individual.
     Para que o setor educacional atinja os seus objetivos, ou seja, forme cidadãos críticos, capacitados e com habilidades para entrarem no mercado de trabalho, faz-se necessário uma gestão entendida como sendo uma articulação consciente entre ações que se realizam no cotidiano da instituição escolar, bem como no âmbito político e social. A gestão escolar está dividida em três áreas que devem atuar de forma interligada:
     Gestão Pedagógica: Estabelece objetivos para o ensino; define linhas de atuação; propõe metas a serem atingidas; elabora conteúdos curriculares; acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas; avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.
     Gestão Administrativa: cuida da parte física (prédio e materiais) e da parte institucional (legislação escolar).
     Gestão de Recursos Humanos: lidar com pessoas; contornar problemas e questões de relacionamento humano.

     Outro tópico importante citado no artigo diz respeito à organização da gestão na realização do trabalho escolar. Esta organização está fundamentada em quatro princípios: planejamento, organização, direção e avaliação. O planejamento é a sistematização das ações que devem ser tomadas para a efetivação do aprendizado, levando em consideração a realidade da escola. A organização está voltada para uma utilização consciente e eficiente dos recursos (humanos e materiais) da instituição. A direção ocupa-se em acompanhar e avaliar o trabalho das pessoas, a fim de que os objetivos sejam alcançados. A avaliação é uma análise entre o planejamento e o que realmente foi feito, desta forma, permite aos trabalhadores uma visão mais ampla do que precisa ser melhorado em sua escola.


Artigo: A GESTÃO EDUCACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A 
ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR.
    

2 comentários:

  1. Olá Tamyres,

    De fato os gestores exercem um papel fundamental para o êxito escolar. A escola apresenta diversas dificuldades na sociedade desde as políticas públicas implementadas até aos conflitos existentes internos.
    E o sucesso escolar dos alunos está inteiramente relacionado com a gestão da escola.Bom post.

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  2. Olá Tamyres,
    O texto que você postou, aborda a importância da Participação democrática que se baseia no exercício do diálogo entre as partes. No ambiente escolar, não é possível trabalhar de forma fragmentada e hierarquizada, esse trabalho deve ser coletivo, de equipe, crítico e participativo. A gestão escolar deve ser trabalhada através de 3 áreas interligadas, conjuntas: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa e Gestão de Recursos Humanos. Na Gestão Escolar, 4 funções são constitutivas desse sistema: Planejamento, Organização, Direção e Avaliação.

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