quinta-feira, 17 de abril de 2014

A atuação do Conselho Escolar

     O Conselho Escolar é um órgão criado para ser a voz das diferentes esferas de uma escola (núcleo gestor, professores, alunos, pais e comunidade). De acordo  diferentes pontos de vista, decidem sobre a construção do projeto político-pedagógico da instituição.
O presente artigo é um projeto de pesquisa que trata da atuação do Conselho Escolar de uma instituição de ensino no Paraná. O objeto de estudo da pesquisa foi a participação desse órgão na gestão democrática da instituição.

     O conselho, apesar de ser uma esfera que visa estimular a participação efetiva de todos e de exercício da cidadania, por muito não alcança seus reais objetivos. Na instituição em questão foram encontrados um grêmio estudantil inativo e uma Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) fazendo parte do Conselho. Percebeu-se que os conselheiros não tinham uma participação efetiva nas decisões da escola, uma vez que participar não é apenas estar presente, e sim ouvir e ser ouvido, afim de construir uma decisão  coletiva. Mas o que acontecia na realidade é que os conselheiros apenas eram informados de forma sucinta sobre as decisões já tomadas pela direção. Percebemos então que não existe o diálogo entre as partes, e sim uma mera transmissão de informação.


     Esse fato nos remete àquela velha história do comodismo brasileiro e do desconhecimento de como podemos e devemos agir perante as diferentes esferas da sociedade. 


Artigo:
Conselho Escolar: a comunidade participando da Gestão Escolar.       http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5991_3246.pdf

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