O desenvolvimento de um ensino
significativo, interdisciplinar e de qualidade é um dos pré-requisitos para se
atingir a formação de indivíduos críticos e participativos. Para tanto, os
diferentes setores educacionais devem trabalhar de forma colaborativa,
engajados em objetivos comuns, e não de forma individual.
Para que o setor educacional atinja os
seus objetivos, ou seja, forme cidadãos críticos, capacitados e com habilidades
para entrarem no mercado de trabalho, faz-se necessário uma gestão entendida
como sendo uma articulação consciente entre ações que se realizam no cotidiano
da instituição escolar, bem como no âmbito político e social. A gestão escolar
está dividida em três áreas que devem atuar de forma interligada:
Gestão Pedagógica: Estabelece objetivos para o
ensino; define linhas de atuação; propõe metas a serem atingidas; elabora conteúdos
curriculares; acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas; avalia
o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.
Gestão
Administrativa: cuida da parte física (prédio e materiais) e da parte
institucional (legislação escolar).
Gestão
de Recursos Humanos: lidar com pessoas; contornar problemas e questões de
relacionamento humano.
Outro tópico importante citado no artigo
diz respeito à organização da gestão na realização do trabalho escolar. Esta organização
está fundamentada em quatro princípios: planejamento, organização, direção e
avaliação. O planejamento é a sistematização das ações que devem ser tomadas
para a efetivação do aprendizado, levando em consideração a realidade da
escola. A organização está voltada para uma utilização consciente e eficiente dos
recursos (humanos e materiais) da instituição. A direção ocupa-se em acompanhar
e avaliar o trabalho das pessoas, a fim de que os objetivos sejam alcançados. A
avaliação é uma análise entre o planejamento e o que realmente foi feito, desta
forma, permite aos trabalhadores uma visão mais ampla do que precisa ser
melhorado em sua escola.
Artigo: A GESTÃO EDUCACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A
ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR.
Olá Tamyres,
ResponderExcluirDe fato os gestores exercem um papel fundamental para o êxito escolar. A escola apresenta diversas dificuldades na sociedade desde as políticas públicas implementadas até aos conflitos existentes internos.
E o sucesso escolar dos alunos está inteiramente relacionado com a gestão da escola.Bom post.
Olá Tamyres,
ResponderExcluirO texto que você postou, aborda a importância da Participação democrática que se baseia no exercício do diálogo entre as partes. No ambiente escolar, não é possível trabalhar de forma fragmentada e hierarquizada, esse trabalho deve ser coletivo, de equipe, crítico e participativo. A gestão escolar deve ser trabalhada através de 3 áreas interligadas, conjuntas: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa e Gestão de Recursos Humanos. Na Gestão Escolar, 4 funções são constitutivas desse sistema: Planejamento, Organização, Direção e Avaliação.