O Conselho Escolar é um
órgão criado para ser a voz das diferentes esferas de uma escola (núcleo
gestor, professores, alunos, pais e comunidade). De acordo diferentes pontos de vista, decidem sobre a
construção do projeto político-pedagógico da instituição.
O presente artigo é um
projeto de pesquisa que trata da atuação do Conselho Escolar de uma instituição
de ensino no Paraná. O objeto de estudo da pesquisa foi a participação desse órgão
na gestão democrática da instituição.
O conselho, apesar de
ser uma esfera que visa estimular a participação efetiva de todos e de
exercício da cidadania, por muito não alcança seus reais objetivos. Na
instituição em questão foram encontrados um grêmio estudantil inativo e uma
Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) fazendo parte do Conselho.
Percebeu-se que os conselheiros não tinham uma participação efetiva nas
decisões da escola, uma vez que participar não é apenas estar presente, e sim
ouvir e ser ouvido, afim de construir uma decisão coletiva. Mas o que acontecia na realidade é
que os conselheiros apenas eram informados de forma sucinta sobre as decisões
já tomadas pela direção. Percebemos então que não existe o diálogo entre as
partes, e sim uma mera transmissão de informação.
Esse fato nos remete
àquela velha história do comodismo brasileiro e do desconhecimento de como
podemos e devemos agir perante as diferentes esferas da sociedade.
Artigo:
Conselho Escolar: a comunidade participando da Gestão Escolar. http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5991_3246.pdf
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